Cinco conselhos para manter a saúde dos dentes na terceira idade

23/01/2017 - Cuidados com a saúde bucal são importantes e devem receber atenção diária na nossa rotina.

Cuidados com a saúde bucal são importantes e devem receber atenção diária na nossa rotina. Na terceira idade estes cuidados devem ser redobrados, pois existem fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva.

Alguns problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos, como a diminuição de saliva, cárie de raiz, periodontite, gengivite, entre outras. 

Para evitar que estes problemas ocorram, algumas dicas de cuidados bucais para os idosos:

1. Mantenha-se hidratado

O consumo de água ajuda na produção de saliva. Beber bastante água mantém o corpo hidratado e, consequentemente, minimiza a proliferação de bactérias na boca.

2. Tenha uma alimentação saudável

Essencial durante toda a vida, a dica também vale para a terceira idade. Consumir alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes ajuda a manter os dentes saudáveis. Também é importante evitar alimentos açucarados, que podem provocar cáries.

3. Utilize escovas macias e seja delicado na hora da escovagem

O envelhecimento causa a retração da gengiva. Quando a escovagem, ao longo da vida, não foi feita de forma correta, isso deixa a raiz do dente exposta, sem esmalte e proteção, sendo mais propensa a sensibilidade e, principalmente a cárie. Para que isso não aconteça evite escovas duras e escovagens agressivas.

4. Abuse do flúor e do fio dental

Com a exposição da raiz na terceira idade, abuse de pastas com flúor que evitam sensibilidade. Também é necessário redobrar a atenção ao utilizar o fio dental, o que deve ser feito diariamente, após todas as refeições.

5. Visite o dentista

Na terceira idade, a consulta ao dentista deve ser mais frequente. O profissional ajudará a evitar problemas com a saúde bucal e resolverá todas as questões relacionadas com a idade, sugerindo os tratamentos adequados.

Fonte: noticiasaominuto.com
 
Para entrar em contato
Fone:
11 - 4436.8794